Have an account?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

No seu blog tem literatura? (parte III)

Bom dia, pessoal. Neste dia chuvoso aqui em Pernambuco reapareço para dar continuidade a nosssos comentários para a composição de um bom blog de literatura. Sei que alguns que passam por aqui devem estar procurando dicas mais específicas acerca do trabalho literário em si. Não nego que darei minhas opiniões neste sentido, mas acho importante passar essas postagens introdutórias no intento de lhes chamar a atenção para como tirar melhor proveito do magnífico suporte que é a internet. 
Falemos então numa coisa muito importante: a extensão das postagens. Muitos se peruguntam como proceder diante desta situação. A internet tem um um ritmo extremamente frenético; queremos visitar sites e sair deles com o máximo de informação no mínimo de tempo. Ora, para nós, que nos propomos fazer algo que prime pela qualidade, nos vemos numa encruzilhada: o tempo é o melhor aliado da arte, mas é o maior inimigo das mídias virtuais. Sendo assim temos que buscar um consenso (lembra da consonância?) nesse impasse para que o esultado seja mais efetivo. Para não ficar muito na divagação, passo agora algumas dicas.
 Provavelmente os que escrevem apenas poesia não sofrem muito com esse problema, mas para aqueles que escrevem em prosa o buraco é mais embaixo. Há muitos blogs propondo a composição de um romance; bem sabemos que este gênero literário possui larga extensão, mas pode ser disposto em capítulos. Ao organizá-los, se é seu caso, pense também em como vão ficar no blog, para que eles ajam de maneira mais ou menos uniforme no que diz respeito ao tamanho. Isso facilitará a leitura daquele visitante, convidando-o a retornar para ler o próximo capítulo. Entretanto, não procuremos "matar" a nossa criatividade para tanto, alguns capítulos realmente precisarão ser mais longos que os outros. Por fim, vejam, já na escrita da história em si, como cativar o leitor para que volte, o que muitos chamam de "ganchos". Bons ganchos farão com que logo, logo aquele leitor siga seu blog e visite sempre, sem que você tenha que implrar para isso.
para os que escrevem contos, pode haver também este problema. Muitos estudos sobre o conto enfatizam que um conto deve ser lido de uma vez só, para que assim o impacto da narrativa seja mais expressivo. Claro que podemos ir contra esses preceitos, mas inegável que também dele podemos tirar boas coisas. Sendo assim, vejamos que, a não ser em casos muito específicos (contos muito extensos, por exemplo), não é boa idéia dividir contos em partes e capítulos. Procure postá-los por completo, de uma vez só. 
Bom, por hoje é só, até a próxima.

Wander Shirukaya, escreve contos e pode ser encontrado aqui:
Twitter: @shirukaya

2 comentários:

Adriana Antunes Polak disse...

Por experiência própria, amigos meus (leitores do meu blog) - infelizmente só leem de verdade textos pequenos. Às vezes resumo ao máximo para não perder o que desejo transmitir. Acredito que somente os que amam ler e escrever, vão até o fim.

PapoBacana disse...

obrigada pelas dicas..
escrevo contos, poemas e prosas..mas pucuro ampliar os assuntos no meu blog, falo de outras coisa tbm e de outros autores..
estou escrevendo um livro e pensei em postar com marcadores,mas livro pequeno de facil leitura..

abraços..

http://ppaiando-adoidado.blogspot.com

Postar um comentário

Leia, comente participe e não deixe de ser nosso asinante:
http://papeisonline.blogspot.com/p/assine.html