Have an account?

sábado, 8 de outubro de 2011

No seu blog tem literatura? (final)

Bons amigos que acompanham o Papéis Online, cá estou eu para o término de nossa conversa "filosófica" sobre como organizar seu blog fazendo com que ele seja genuinamente um blog de literatura. 
Afinal, lembremos o conselho mais dito a todos aqueles que pretendem ecrever. Ler muito é preciso. Ora, mas entendemos a razão de tanta leitura? Não seria mais interessante deixar fluir a nossa escrita sem a influência de outras leituras?
Amigos, a idéia do quanto mais lemos, melhor é válida exatamente por evitar essa saturação, evitando bloqueios no processo de criação e tornando a sua escrita mais envolvente e original. Percebam que, quando estamos começando, sermos comparados a grandes escritores nos dá muita alegria e orgulho; entretanto, se já estamos nessa estrada há um bom tempo, nos frustramos em perceber que tdos nos acham parecido demais com aquele artista. A leitura também contribui para nos livrarmos dessa faca de dois gumes. Uma vez que lendo, além nos depararmos com uma diversidade de conteúdo (temas, personagens, ambientações distintas), também temos a oportunidade de sermos expostos a diferentes procedimentos estéticos (variações temporais, focalizações diferentes, tipos de discurso. Tudo isto nos fará compor o que logo se tornará nosso e estilo, cabendo a nós subverter o que já existia, muitas vezes tendo de subverter até o que nós criamos, o que evitaria que nossas obras ficassem muito parecidas entre si. Claro que a originalidade é bastante questionável, mas temos visto ao longo dos anos que a originalidade é conseguida sempre através do diálogo com as tradições anteriores, ou seja, não adianta querer escrever e negar a história de Shakespeare, Yukio Mishima, Homero e Machado de Assis, só para citar alguns, só porque você é um escritor contemporâneo. Só conseguimos quebrar padrões conhecendo-os, e a melhor maneira de conhe-los é através da leitura. Eis então o porque da leitura. De nada adiantará um bom layout, milhares de seguidores e textos se os seus trabalhos não demonstrarem a famigerada qualidade literária. Sendo assim, mãos aos livros e e-books! Aproveitem o comentem aqui sobre o que vocês têm lido. Até a próxima série! 


Wander Shirukaya é escritor e pode ser encontrado aqui:

0 comentários:

Postar um comentário

Leia, comente participe e não deixe de ser nosso asinante:
http://papeisonline.blogspot.com/p/assine.html